Pular para o conteúdo principal

PROGRAMAÇÃO DO PALCO GIRATÓRIO -SESC RONDONÓPOLIS







Em maio, o Sesc Rondonópolis recebe pela primeira vez um pocket Festival Palco Giratório, um projeto lindo de circulação de espetáculos e ações formativas de diferentes grupos do país, e esse ano está completando 20 anos de existência. Sendo um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas, intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros, em todos os estados brasileiros, nas capitais e no interior, desde 1998. Muitos desses espetáculos dificilmente encontrariam, sem o apoio do Sesc, viabilidade comercial para apresentações nas diversas regiões do país.

Ele acontecerá aqui em Rondonópolis de 16 a 27 de maio, com uma extensa e maravilhosa programação. 

Quem tiver interesse em se inscrever nas ações formativas e em mais informações do evento, entre em contato pelo email: gfelizardo@sescmatogrosso.com.brou pelos telefones 3411 1465/1491. 
Curta também a página do Sesc Rondonópolis e do evento:



PAGINA DO SESC: SESC RONDONÓPOLIS

ESPETÁCULOS

16/05 – A Beira de... – Silvia Moura (CE)
20:00 – Teatro do Sesc Rondonópolis
Gênero: Dança -Teatro
Classificação etária: Livre
Duração: 50 min 60 min

18/05 – Os Mequetrefe – Parlapatões (SP)
20:00 – Teatro do Sesc Rondonópolis
Gênero: Comédia
Classificação Etária: Livre
Duração: 60 minutos
  
19/05 – Ledores no Breu – Cia do Tijolo (SP)
20:00 – Teatro do Sesc Rondonópolis
Gênero: Drama
Não recomendado para menores de 14 anos
Duração: 70 minutos

20/05 – Fui! – Cia Senhas de Teatro
20:00 – Teatro do Sesc Rondonópolis
Gênero: Juvenil
Classificação Etária: 12 anos
Duração: 50min
  
21/05 - Ninhos – Balangandança Cia. (SP)
17:00 – Concha Acústica do Sesc Rondonópolis
Dança para Crianças
Classificação Etária: Livre
Duração: 50 minutos

23/05 – Palafita – Grupo Fuzuê (CE)
20:00 – Teatro do Sesc Rondonópolis    
Gênero: Circo
Classificação etária: 12 anos
Duração: 30 minutos

 24/05 - Na Esquina – Coletivo na Esquina (MG)
19:00 – Estacionamento do Teatro do Sesc
Gênero: Circo
Classificação etária: Livre
Duração: 60 min

 26/05 – Caranguejo Overdrive (RJ)
20:00 – Teatro do Sesc Rondonópolis
Gênero: Musical
Classificação etária: 16 anos
Duração: 75 minutos
  
27/05 – Maiêutica – Raquel Mutzenberg (MT)
17:00 - Casario

PENSAMENTO GIRATÓRIO:

20/05 – Pensamento Giratório com Coletivo na Esquina – Circo Contemporâneo no Brasil
17:30 – Foyer do Espaço Cultural
O Coletivo Na Esquina foi criado em 2012 por sete artistas mineiros e uma francesa, com formação originária na Spasso Escola Popular de Circo de Belo Horizonte e em escolas europeias. A pesquisa do coletivo é realizada através de uma mistura do circo contemporâneo europeu com a realidade e corporeidade, com a busca de criar uma dramaturgia circense própria. Para o Pensamento Giratório propomos uma reflexão sobre o circo contemporâneo no Brasil, com o intuito de discutir as vertentes artísticas no país, os desafios da produção e as relações com o que se faz atualmente no âmbito circense mundial.

Público Alvo – Interessados em Artes Circenses.
  
AÇÕES FORMATIVAS
19/05 - Oficina Processo em Ação – Cia Senhas -TEATRO
13:00 as 17:00 – Centro Cultural José Sobrinho
A partir de procedimentos criativos desenvolvidos pela Cia Senhas no processo de montagem do espetáculo “FUI!”, os participantes terão a oportunidade de conhecer e praticar técnicas de composição de cena e de atuação. O desenvolvimento da oficina terá como foco os elementos do Jogo, do Espaço e da Palavra, através de exercícios práticos junto aos participantes.

Público Alvo: Artistas e estudantes de artes cênicas
Carga Horária: 04h
Ministrante: Duplas de atores (Greice Barros, Luiz Bertazzo, Ciliane Vendrusculo, Rafael di Lari)
Número máximo de participantes: 25

20/05 - Diálogos entre dois espaços: Primeiro ocupe, depois se vire – Cia do Tijolo
09:00 as 12:00 / 14:00 as 17:00 – Sala de Dança
Trabalho desenvolvido com o objetivo de treinar o olhar para a ressignificação dos espaços físicos da sala de experiência cênica e também da rua. Parte de uma pesquisa corporal, sonora e imagética em três instâncias: o ser do intérprete consigo mesmo, o ser em relação ao espaço da sala de ensaio e o ser em relação ao outro.

Público Alvo: pessoas criadoras, artistas, contadores de histórias, professores, atores.
Carga Horária: 6 horas
Ministrantes: Rodrigo Mercadante e Dinho Lima Flor
Número máximo de participantes: 20


21/05 a 23/05 - Acrobacia e acrobacia coletiva – Coletivo na Esquina
21/05 das 18:00 as 22:00 – TURMA 1 (ginásio do Sesc)
22/05 das 18:00 as 22:00 – TURMA 2 (ginásio do Sesc) – ED FISICA UNIC
23/05 das 18:00 as 22:00 – TURMA 3 (ginásio do Sesc)
-Acrobacia de solo, com ênfase na pesquisa e criação de vocabulário acrobático;
-Acrobacia coletiva, através de exercícios de confiança e contra-peso, trabalhar princípios da acrobacia coletiva e portagem acrobática.

Publico Alvo: Artistas profissionais e em formação nas áreas de circo, dança e teatro e também esportistas com práticas ligadas a acrobacia.
Carga Horária: 04 hrs
Numero máximo de participantes: 16


22/05 - Corpo & Movimento – Proposta de Dança na Educação da Criança – Balangandaça Cia.
19:00 as 21:00 – Teatro
Inserida como uma das quatro linguagens artísticas a serem trabalhadas no ensino formal, a dança, mais do que nunca, deve ser estudada: na teoria e na prática, desafiando professores e educadores a pensar corpo, arte e dança na educação – formal e não formal – de uma maneira abrangente. Esta oficina tem como objetivo principal possibilitar ao professor/educador, uma vivência prático-reflexiva de dança, concebida como forma de articulação e construção de conhecimento, com seus conteúdos e objetivos próprios.

Público Alvo: Educadores e profissionais da área
Carga Horária: 2 horas
Ministrantes: Georgia Lengos e Dafne Michellepis
Número máximo de participantes: 30

27/05 - Oficina Overdrive – Aquela Cia de Teatro
09:00 as 12:00/14:00 as 17:00 – Teatro
Ultrapassagem, estado de intensa atividade, distorção do som até seu limite. Através da apresentação dos processos criativos da Aquela Cia e dos pressupostos que nortearam a construção de Caranguejo Overdrive, a presente oficina tem como objetivo apresentar novos parâmetros para o pensamento acerca da cena e do trabalho do ator. Na oficina o participante viverá um breve processo de criação onde a partir de inspirações estéticas (musicas, poemas, textos etc..) desenvolverá ideias em busca da construção da sua performance.

Público-alvo: Estudantes de artes cênicas e artistas em geral
Carga horária: 6h
Ministrante: Pedro Kosovski e Marco André Nunes
Número máximo de participantes: 20

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FALAS DAS PERSONAGENS DE MACBETH, TRAGÉDIA DE SHAKESPEARE

“Aconteça o que acontecer, o tempo e a hora chegam ao fim dos dias mais difíceis” [Macbeth] “Não existe arte que possa decifrar o sentido da alma pela face” [Ducan] “Um rosto falso deve esconder o que sabe um coração falso” [Macbeth ] “O hálito frio das palavras gela demais a ação cálida” [Macbeth] “Horror! Horror! Horror! Não há língua nem coração que possam conceber-te ou nomear-te” [Macduff] “É fácil para um homem falso fingir uma dor que não sente.” [Malcom] “Ser rei, nada significa; é preciso ser tranquilo...” [Macbeth] “Nada se ganha, ao contrário, tudo se perde, quando nosso desejo se realiza sem satisfazer-nos.” [Lady Macbeth] “Todas as coisas irremediáveis deveriam ser esquecidas. O que está feito, está feito.” [Lady Macbeth] “Tudo não passa de uma visão criada pelo teu medo” [Lady Macbeth] “Vós bem sabeis: a confiança é o maior inimigo dos mortais.” [Hécate] “Tudo é temor, nada é amor e quase nada sabedoria, numa fuga tão precipitada contra toda a razão” [Lady Macduff] “Tud…

DESCERRAMENTO DA PLACA DA TURMA DE LETRAS/PORTUGUÊS/2016

Ocorreu ontem, dia 10 de agosto, às dezoito horas no Bloco Central do Câmpus Universitário de Rondonópolis, o descerramento da Placa de Colação de Grau da Turma de Letras - Língua Portuguesa, 2016. Estiveram presentes as professoras Ana Vera (Homenageada), Márcia Pavoni (Patronesse), Lezinete Lemes (Coordenadora do Curso de Graduação em Letras - Língua Portuguesa), o Professor Danilo Nascimento (Paraninfo), e as discentes Aline, Cleide, Maria Patrícia, Marta, Neilliane, Sara e Taniadir.  O Departamento de Letras parabeniza as graduadas!

FALAS DAS PERSONAGENS DE REI LEAR, TRAGÉDIA DE SHAKESPEARE

“Meu amor é mais rico que minha língua” [Cordélia] “A liberdade vive lá fora e o exílio está aqui [Kent] “E que vossos atos possam confirmar vossos grandes discursos, para que das palavras de amor brotem virtuosas realidades.” [Kent] “O amor não é amor quando a ele se misturam preocupações estranhas ao seu puro objetivo” [França] “O tempo desvendará o que as dobras da astúcia encobrem” [Cordélia] “Começo a achar uma escravidão ociosa e estúpida a opressão da velhice tirânica que governa, não porque tenha poder, mas porque é tolerada” [Glócester] “... achamos que o sol, a lua e as estrelas sejam culpados de nossas desgraças...” [Edmundo] “A verdade é um cão que deve ser relegado ao canil; é jogado para fora a chicotadas...” [Bobo] “Sim, é verdade, terei cuidado com minha língua; embora nada digais, é esta ordem que vosso aspecto me dá...” [Bobo] “O próprio pudor reclama um remédio imediato” [Goneril] “Se o cérebro de um homem estivesse nos calcanhares, não haveria perigo de que ficass…