Pular para o conteúdo principal

MOVIMENTO GREVISTA - UFMT

Na tarde do dia 08, foi realizada no Anfiteatro do Câmpus Universitário de Rondonópolis a Assembléia dos docentes para decidir os rumos da greve que já completa quatro meses. Vários assuntos foram tratados e dois itens da pauta da reunião foram apreciados e deliberados: um, referente a proposta salarial do governo: 10,8% parcelado em duas vez, uma parcela para agosto de 2016 e outra para janeiro de 2017. O outro item se referiu a consulta aos sindicalizados sobre a saída unificada da greve.
Como foi noticiado há alguns dias pela imprensa, Aloisio Mercadantes é o novo ministro da Educação e Cultura. No entanto, da mesma forma que Roberto Ribeiro Janine, Aloisio resiste dialogar com a categoria. Uma reunião foi agendada pelo ministro no último dia 05 de outubro, mas como das outras vezes, o ministro não compareceu à reunião de negociações. 
Apesar de o governo ter feito proposta de reajuste salarial, não há nada oficializado, ou seja, trata-se apenas de proposta verbal, não documentada e nem assinada pelo governo.
Vários professores se manifestaram sobre o encerramento ou não da greve no câmpus universitário de Rondonópolis, mas o que decidiu os rumos da votação foi a ênfase sobre o governo não ter oficializado ainda sua proposta de reajuste salarial. Outros elementos pesaram, entre eles, a de que a primeira parcela do reajuste ocorrerá em ano eleitoral e em mês, agosto, a partir do qual ficam proibidas a realização de concursos, a admissão de concursados e o reajuste salarial. Além disto, o relato de vários professores sobre as condições atuais de trabalho na instituição:  as frequentes oscilações de energia, a dificuldade de acessar internet, a falta de água, entre outros. 
A despeito das diferentes opiniões sobre o encerramento da greve, os professores reconheceram que se trata de "um tiro no pé" encerrar o movimento sem uma posição oficial do governo sobre a proposta salarial. Assim, a maioria votou pelo encerramento da greve apenas depois da assinatura do governo em documento que garanta a efetivação do reajuste salarial. 
Há previsão de outra reunião entre o Andes e o MEC nas próximas semanas. 
Diferentemente dos docentes, os técnicos administrativos voltaram as suas atividades nesta semana.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FALAS DAS PERSONAGENS DE MACBETH, TRAGÉDIA DE SHAKESPEARE

“Aconteça o que acontecer, o tempo e a hora chegam ao fim dos dias mais difíceis” [Macbeth] “Não existe arte que possa decifrar o sentido da alma pela face” [Ducan] “Um rosto falso deve esconder o que sabe um coração falso” [Macbeth ] “O hálito frio das palavras gela demais a ação cálida” [Macbeth] “Horror! Horror! Horror! Não há língua nem coração que possam conceber-te ou nomear-te” [Macduff] “É fácil para um homem falso fingir uma dor que não sente.” [Malcom] “Ser rei, nada significa; é preciso ser tranquilo...” [Macbeth] “Nada se ganha, ao contrário, tudo se perde, quando nosso desejo se realiza sem satisfazer-nos.” [Lady Macbeth] “Todas as coisas irremediáveis deveriam ser esquecidas. O que está feito, está feito.” [Lady Macbeth] “Tudo não passa de uma visão criada pelo teu medo” [Lady Macbeth] “Vós bem sabeis: a confiança é o maior inimigo dos mortais.” [Hécate] “Tudo é temor, nada é amor e quase nada sabedoria, numa fuga tão precipitada contra toda a razão” [Lady Macduff] “Tud…

FALAS DAS PERSONAGENS DE REI LEAR, TRAGÉDIA DE SHAKESPEARE

“Meu amor é mais rico que minha língua” [Cordélia] “A liberdade vive lá fora e o exílio está aqui [Kent] “E que vossos atos possam confirmar vossos grandes discursos, para que das palavras de amor brotem virtuosas realidades.” [Kent] “O amor não é amor quando a ele se misturam preocupações estranhas ao seu puro objetivo” [França] “O tempo desvendará o que as dobras da astúcia encobrem” [Cordélia] “Começo a achar uma escravidão ociosa e estúpida a opressão da velhice tirânica que governa, não porque tenha poder, mas porque é tolerada” [Glócester] “... achamos que o sol, a lua e as estrelas sejam culpados de nossas desgraças...” [Edmundo] “A verdade é um cão que deve ser relegado ao canil; é jogado para fora a chicotadas...” [Bobo] “Sim, é verdade, terei cuidado com minha língua; embora nada digais, é esta ordem que vosso aspecto me dá...” [Bobo] “O próprio pudor reclama um remédio imediato” [Goneril] “Se o cérebro de um homem estivesse nos calcanhares, não haveria perigo de que ficass…

FALAS DAS PERSONAGENS DE OTELO, O MOURO DE VENEZA

“Não sou o que sou” [Iago] “Chorar uma desgraça consumada e desaparecida, é o meio mais seguro de atrair outra desgraça nova. [Doge] “As palavras não passam de palavras e nunca ouvi dizer que num coração magoado fosse possível penetrar pelo ouvido” [Brabância] “Estupidez é viver quando a vida é um tormento; e, aliás, temos a receita para morrer, quando a morte é nosso médico.” [Rodrigo] “Se a balança de nossas existências não tivesse o prato da razão como contrapeso ao da sensualidade, o sangue e a baixeza de nossa natureza nos conduziram às mais desagradáveis consequências.” [Iago] “O amor é simples concupiscência do sangue e uma tolerância da vontade...” [Iago] “Vós vos levantais para vadiar e ides para cama para trabalhar” [Iago] “Porque minha alma sente uma felicidade tão absoluta que tenho medo de que não haja um outro maravilhamento semelhante a este, no porvir desconhecido de meu destino.” [Otelo] “Quando o sangue fica amortecido pela ação do prazer, para inflamá-lo novamente e para da…